Home > Notícias
30/01/2020

Mocassins e botas voltam, gradativamente, à moda

O grande retorno de mocassins (para ele) e botas (para ela). Os sapatos não terminam em tênis. Os mocassins renascem graças à sua versatilidade. As botas porque se casam com todos os looks, do formal ao mais ousado. O mocassim é uma alternativa perfeita para roupas esportivas. Mas também para um terno. Isso é visível em Paris, nas áreas onde os skatistas se reúnem. Zonas que você esperaria encontrar só tênis. E, em vez disso, os pés dos meninos também vestem mocassins.

“Os homens estão cada vez mais inclinados a misturar estilos, a brincar com sua silhueta. E o mocassim é um playground extraordinário”, explica Dan Sablon, designer e diretor criativo de moda masculina da loja conceito Merci em Paris, para a Le Monde. Mathieu Desmet, designer de calçados com um passado em Louis Vuitton e Belstaff, acrescenta: “Não só isso, o mocassim veste facilmente e molda o pé, mas também personifica e renova a ideia de conforto, sem se afastar de uma elegância formal”. A avaliação dos entusiastas não para por aqui. “O modelo tem mais personalidade do que um simples par de sapatos”, é a opinião de Paula Gerbase, diretora artística de John Lobb. A tendência dos mocassins também é confirmada pelos números. Pelo menos aqueles informados pela francês Sebago: as vendas do mocassim Dan clássico subiram quase 25% este ano.

E o inverno no hemisfério norte marca também o retorno da bota de couro na moda feminina. Em fevereiro passado, na passarela, muitas foram vistas e combinadas com as mais variadas roupas. Elas costumam ser usadas com saias longas ou midi, calças ou, mais raramente, com saias curtas em versões ousadas.

Como aponta a Fashion Network, Kylie Jenner as usava sob calças pretas simples em um visual de negócios, confirmando como a bota de couro é o acessório perfeito para vestidos curtos e calças. O comprimento da bota e o tamanho do salto não fazem muita diferença. O importante é saber combinar as roupas.

Leia também:
Novidades da Pitti Uomo para o público masculino
Mecanismo de busca Lyst elabora relação de calçados, roupas e acessórios mais desejados da década, ano a ano
Adidas anuncia metas para avançar no conceito ecologicamente sustentável
Setor de moda: sem perspectivas positivas para 2020