Home > Notícias
08/04/2019

Moda Co inscreve até o dia 19

As empresas interessadas em participar da plataforma de cocriação Moda Co têm até o próximo dia 19 de abril para realizar inscrição. Pioneira no setor calçadista, a plataforma de criação coletiva desenvolvida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) funciona no site www.modaco.cc, local onde são realizadas todas as etapas dos desafios, que terão seus vencedores conhecidos em julho.

Lançado em 2015, o projeto já teve quatro edições, com desafios lançados por marcas como Piccadilly, Bibi, Pampili, Kidy, Zaxy, Grendene Kids, Werner, Usthemp, Perlatto, Plugt, Usaflex, West Coast, Kildare, Morena Rosa e Veleno. "O setor calçadista, gradualmente, vai percebendo o valor da cocriação e aderindo à proposta. Hoje já são mais de 2,5 mil designers inscritos, que trazem inspirações importantes para as empresas", ressalta o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein.

Visão da marca
O coordenador de Estilo da Morena Rosa, Jeferson Propp, comenta que a participação da empresa foi uma oportunidade para analisar a maneira como cada participante identifica a marca e a interpretação de cada designer a respeito das propostas de produtos. "A ação instiga a criatividade dos designers e suas criações por não limitar as ideias, e também pelo fato de o profissional não estar inserido no contexto da marca e com possíveis limitações fabris", avalia o profissional, acrescentando que a empresa utilizou insights captados em projetos lançados na plataforma em 2018.

Outra empresa satisfeita com a Moda Co é a Kildare, que participou da plataforma de 2017. "Para a Kildare, a participação foi surpreendente pela qualidade e forma de apresentação da maioria dos projetos que nos foram enviados. Tivemos um número de propostas que superou nossa expectativa, nos deixando muito satisfeitos com o custo/benefício da ação, além da nossa satisfação em proporcionar a oportunidade para profissionais apresentarem a sua visão com relação à marca", avalia o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Fábio Saul, ressaltando que além de a iniciativa proporcionar esse o levantamento da visão dos profissionais da área sobre a marca, ela permite a descoberta de talentos e, em alguns casos, a percepção de novos nichos de produtos para o portfólio da indústria. Saul conta que a Kildare utilizou detalhes gerados pela plataforma em suas coleções. "Porém, temos alguns projetos, dos apresentados, que achamos serem viáveis para o nosso mercado e estão em análise para incremento de nossa coleção ainda nesse ano", adianta o gerente.

Como funciona
Atualmente com mais de 2,5 mil designers cadastrados, a plataforma Moda Co funciona totalmente on-line, no site www.modaco.cc. A gestão do processo é toda da Abicalçados, sendo que a empresa inscrita só tem obrigações de enviar os desafios (briefings) e esperar pelas respostas dos usuários. Em julho, serão conhecidos os vencedores, dois por desafio, um na modalidade Empresa, escolhido pela própria, e outro na modalidade Comunidade, que será votado pelos próprios usuários da plataforma. As premiações são de R$ 1,8 mil e R$ 700, respectivamente.

A empresa interessada em participar do projeto deve fazer contato via e-mail janaina@abicalcados.com.br para mais informações.