Home > Notícias
01/02/2021

Morre Carlos Gilberto Simon

Vítima de complicações decorrentes de um AVC sofrido no início da semana passada, Carlos Gilberto Simon faleceu no sábado, dia 30. Uma das mentes mais brilhantes quando o assunto era design de calçados, Simon tinha 78 anos, era natural de São Leopoldo e marcou história no setor calçadista por coleções memoráveis da marca Czarina, que por mais de duas décadas foi expositora da Couromoda.

Sua trajetória no setor começou em 1967 na empresa Czarina, da qual foi sócio e estilista. Em 2019, o Museu Nacional do Calçado, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, realizou uma exposição para reverenciar três dos principais designers de calçados de Novo Hamburgo e região. Foram celebrados na exposição "Legados e memórias: Museu Nacional do Calçado": Ruy Chaves, José Maria Carrasco Menna e Carlos Gilberto Simon.

Simon foi um grande incentivador do Museu Nacional do Calçado, sendo a primeira pessoa a doar peças para o acervo da instituição. Seus modelos inesquecíveis e que fizeram sucesso nos pés de milhares de mulheres podem ser apreciados no museu.