Home > Notícias
29/12/2020

Morre Pierre Cardin, o estilista francês pioneiro do prêt-à-porter, aos 98 anos

O estilista francês Pierre Cardin, um profissional visionário e pioneiro do prêt-à-porter, morreu na manhã desta terça-feira (29), aos 98 anos, anunciou sua família à agência de notícias AFP. Cardin, um filho de imigrantes italianos que se transformou num empresário mundialmente conhecido, morreu nesta manhã no hospital americano de Neuilly, ao oeste de Paris.

"É um dia de grande tristeza para toda nossa família, Pierre Cardin não está mais aqui. O grande estilista que foi atravessou o século, deixando à França e ao mundo um legado artístico único na moda, mas não apenas", afirma a família em um comunicado.

Pierre Cardin abriu antes de muitos outros um "posto de venda" numa loja de departamentos e incluiu homens nos desfiles. Além disso, adotou um sistema de licenciamento em larga escala que assegurava a presença da marca em todo o mundo. A estampa de seu nome passou a ser vista em produtos variados, que incluíram gravatas, cigarros, perfumes ou água mineral.

"Sou o estilista mais velho", disse Cardin à AFP numa entrevista no ano passado, quando tinha 96 anos, na qual reconheceu que estava preparando sua sucessão e tinha três criadores de seu ateliê para continuar produzindo roupas futuristas.