Home > Notícias
29/06/2021

"Ou todos ganhamos, ou todos perdemos" afirma CEO da Gucci, Marco Bizzarri, sobre eco-iniciativas na moda

"As marcas de moda devem liderar pelo exemplo", disse o CEO e presidente da Gucci, Marco Bizzarri (foto), à Vogue Itália, em uma vídeo chamada sobre o compromisso da empresa em reduzir seu impacto no meio ambiente.

A maison está claramente dando passos importantes na direção certa, já que o primeiro relatório Gucci Equilibrium Impact revelou que a empresa já atingiu sua meta estabelecida para 2025, que planejava reduzir sua pegada ambiental em 40% em relação a 2015.

As emissões de gases de efeito estufa da marca, que incluem as relacionadas à sua cadeia de suprimentos, também diminuíram 47% em relação ao crescimento, o que não está longe da meta de redução de 50% até 2025.

Vale lembrar que a Gucci é neutra em carbono para todas as atividades desde 2018. Bizzarri, inclusive, encorajou todas as empresas a fazerem o mesmo, abordando seus respectivos CEOs, pedindo-lhes ações mais oportunas para enfrentar o problema das emissões de gases de efeito estufa.

"Não acredito muito nas metas de 2050, pois é algo que não posso controlar e não quero deixar o fardo para o meu sucessor", explica Bizzarri, que atualmente tem 58 anos. "Em 2050, terei 90 anos velho. A empresa deve fazer o que pode fazer agora"

Outras iniciativas
A circularidade também é uma prática de grande interesse para a Gucci, como evidenciado no lançamento da coleção 2020 Off The Grid, uma proposta unissex inteiramente feita com materiais verdes, reciclados e de base biológica.

Em janeiro, a Gucci também lançou o Portfólio de Soluções Climáticas para preservar florestas em áreas críticas, restaurar e proteger manguezais. Apesar dos resultados alcançados até o momento pela marca, a grande esperança de Bizzarri é que o setor da moda, como um todo, intensifique suas eco-iniciativas. "Não há vencedor", conclui o CEO. "Ou todos ganhamos ou todos perdemos: é importante que nos lembremos bem disso".

*Com informações da Vogue Itália.