Home > Notícias
21/11/2017

Palestra European Shoe Case com Georgia Roehe Turri trouxe informações importantes para guiar as compras dos lojistas

Um dos pontos altos do evento foi a palestra European Shoe Case realizada pela Arsutoria School e Revista Fotoshoe, ambas de Milão e que trouxe a estilista e professora Georgia Roehe Turri para apresentar uma pesquisa feita em lojas físicas e virtuais da Europa mostrando os calçados que estão fazendo sucesso e vendendo nas vitrines nesta temporada inverno 2017/2018. A palestra mostrou um importante cenário para que a indústria confirmasse as tendências de serão sucesso na próxima coleção e, ainda, informações importantes para guiar as compras dos lojistas, principalmente na Couromoda 2018, que ocorre de 15 a 18 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Brasileira radicada na Itália, Georgia Roehe Turri mostrou o resultado de uma ampla pesquisa que abrangeu várias cidades europeias, sites especializados e lojas físicas e online. “Com base nessa pesquisa dividimos as tendências em três principais temas: Disrupted; On the Move e Grotesque. E vamos conhecer cada um deles e suas apostas em calçados de acordo com o perfil de cada público”, explica Georgia.

DISRUPTED diz respeito a um novo modo de usar o produto e isso se dá por meio de combinações inusitadas, formas avantajadas, volumes diferentes. Nos produtos podemos citar escarpins com decotes fechados, saltos inclinados, bicos finos e alongados ou então quadrados acentuados. Mocassins e Derbies estilo masculino (no feminino), solados tratorados. O estilo texano invade vitrines com mules, botas e contrastes entre plataformas e saltos. Botas vazadas também se incluem nessa lista. Já no masculino, há um quê de clássico, mas com um ou outro detalhe diferente, como um solado original ou então um bico com uma ponta aprofundada.

ON THE MOVE busca no estilo atlético com elementos de lazer seu ponto forte. É dirigido a um público que busca o conforto de peças tecnológicas, leves, flexíveis e refinadas. Os calçados dessa vertente surgem em botas de material elástico, unckle boots com combinação de veludo, lurex, bouclê, gliterados e couro elástico. Os tênis confortáveis que se adaptam às formas dos pés, utilizados por pessoas de todas as faixas etárias estão em alta. Sandálias e abotinados em veludo são um hit. No segmento masculino, o minimalismo do cabedal que vem em materiais ultra macios, com um calce bem cômodo se aliam a solados super flexíveis. Os tênis aparecem em neoprene ou estilo meia, subindo nos tornozelos.

GROTESQUE inspirado no universo decorativo traz o ornamental ao centro de tudo. Detalhes surreais e dramáticos compõem peças bem diferentes e teatrais. Seu consumidor pode ser considerado um novo excêntrico e atualmente é o tema mais importante na Europa. Os calçados dessa tendência vem com bordados, aplicações de pedras e pérolas, modelos flat e com cabedal bem exagerado. Sofisticados, com salto alto para a noite, aparecem em veludo, couro, com tachas, pérolas e pedras. Slip-on e Derby são estilos utilizados, com muitos detalhes de bordados e aplicações. Metais dourados, correntes, pedras no salto e no cabedal são os detalhes requisitados. Os tênis trazem solados caixa e aplicações florais, relevos, pelos e patches. O pelo está em ala seja no solado interno, no cabedal ou apenas como detalhe. Botinas trecking também vem em pelos, além de glitter e paetês. Os sapatos masculinos se encontram com couro encerado, acabamentos preciosos e solados emborrachados.