Home > Notícias
30/01/2019

Prêmio Direções Abicalçados: referências para internacionalização de calçados

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com o objetivo de diminuir o impacto de fatores macroeconômicos externos no setor, vem trabalhando para a criação de uma cultura de internacionalização, preparando as empresas para exportar não somente volume, mas qualidade, e com a estratégia mais adequada para cada mercado. Uma das ações que visam criar a cultura da internacionalização é o Prêmio Direções, que vai para sua 7ª edição e que tem o patrocínio da COUROMODA. "O objetivo é criar referências positivas para o setor, mostrar que com estratégia e produto adequado, ou seja, com o tema de casa feito do portão para dentro da fábrica, é possível gerar ótimos resultados mesmo em meio a um quadro econômico adverso", explica o gestor de Projetos da entidade, Cristian Schlindwein. A iniciativa premia duas empresas - de micro/pequeno e médio/grande portes - por categoria: Gestão Industrial, Marketing, Internacionalização, Design e Sustentabilidade, além do jornalista responsável pela melhor matéria setorial escrita ao longo de 2018.

Agregada ao Prêmio Direções há três anos, a categoria de Internacionalização reconheceu cases relevantes, como o da marca Schutz nos Estados Unidos (2016), a expansão da Bibi no Golfo Pérsico (2017) e os primeiros passos da Ciao Mao na Europa e nos Estados Unidos (2017). No ano passado, as vencedoras na categoria Internacionalização foram a Ferri, com case de inserção nos Estados Unidos, e o Grupo Priority, com o case de inserção da marca West Coast no gigante mercado indiano. Empresa de pequeno porte sediada em São Paulo/SP, a Ferri teve o auxílio da Abicalçados, por meio do Brazilian Footwear, e registrou expansão significativa no mercado norte-americano após participar das feiras FN Platform e Coterie. A partir daí, a marca foi estabelecendo relacionamento com esse novo mercado, recebendo indicações e construindo sua rede de contatos. "Entre os principais resultados observados pela empresa, destaca-se o aumento no padrão de qualidade de todas as pontas do negócio, do gerenciamento de processos à qualidade do produto, em comprometimento da empresa com o nível de exigência daquele mercado", cita a diretora de marketing Gabriela Moura Campos.

Já o Grupo Priority levou a premiação com a inserção no mercado indiano, considerado difícil, mas de grande potencial para o calçado brasileiro. Para lançar a marca, a empresa manteve sua logotipia e comunicação baseada na moderna cultura worker, mas criando canais de comunicação exclusivos para o País. A estratégia proporcionou um aumento de 30% nas exportações para a Índia, tornando o país o segundo destino internacional da marca West Coast.

Outros premiados
Além das duas empresas da categoria Internacionalização, receberam a premiação em 2018 as empresas: Fabrés (Design), Ortopé (Design e Sustentabilidade), Usthemp (Gestão Industrial e Marketing), Kidy (Gestão Industrial), Bibi (Marketing) e Perky (Sustentabilidade). A melhor matéria foi da jornalista Bárbara Bengua, do jornal Exclusivo.

As inscrições para o Prêmio Direções 2019 são gratuitas e estão abertas no site www.premiodirecoes.com.br até o próximo dia 1º de março. Empresas associadas à Abicalçados ainda recebem o benefício da redação do case, que será contratada junto à empresa especializada. Os vencedores, além do troféu do Prêmio Direções, recebem divulgação nos canais de comunicação da Abicalçados.

O Prêmio Direções é uma promoção da Abicalçados que conta com os patrocínios da Couromoda e Francal Feiras. Mais informações, regulamento e inscrições no site www.premiodirecoes.com.br ou pelo e-mail direcoes@abicalcados.com.br.