Home > Notícias
05/09/2017

Conheça o Projeto da Ferracini 24H "Convivendo com as diferenças"

Com uma visão voltada para o futuro, a Ferracini 24H construiu seu diferencial no mercado, levando propósito para tudo o que realiza. E para reforçar a importância da comunicação e das relações interpessoais, a empresa criou o programa “Convivendo com as Diferenças”, ação com profundo impacto social que promove, por meio de reuniões mensais, a integração e respeito à diversidade humana. A iniciativa abrange treinamentos para supervisores e subchefes e palestras que estimulam a socialização da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

O projeto iniciou em janeiro de 2017 e é coordenada pela profissional de psicologia Ana Carolina M. Pitondo Zanetti, que atua há dez anos na empresa. Funcionários com deficiência física, auditiva e intelectual participam mensalmente de oficinas vivenciais, onde realizam pinturas e desenhos, assistem a filmes e vídeos que estimulam a expressão de ideias e sentimentos, debatem e refletem sobre metáforas e histórias de vida e compartilham experiências através de dinâmicas e jogos interativos.

Estes encontros oferecem um espaço de escuta, inclusão e apoio, além de propor bate-papos que visam expor as vivências, desejos e possíveis dificuldades do profissional com deficiência, valorizando a individualidade e suas competências. É uma maneira de trabalhar qualidades como autoestima, resiliência e bem-estar.

Muito apreciado pelos colaboradores, os encontros os ajudam a expressar opiniões, sentimentos e emoções em uma área de apoio recíproco e acolhimento. O projeto, que faz parte da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, tem gerado impacto positivo no ambiente de trabalho, ampliando o relacionamento e o reconhecimento entre as equipes do setor produtivo e seus respectivos líderes e ainda possibilitado a desconstrução de tabus no universo corporativo.

Além das Oficinas, o programa “Convivendo com as diferenças” conta com outras duas frentes de trabalho: treinamento das lideranças, visando conscientizar e sensibilizar para o acompanhamento da pessoa com deficiência de forma humanizada e consciente e palestras com todos os funcionários, que objetivam a convivência construtiva, desprovida de quaisquer rótulos, estigmas e preconceitos.

Segundo a empresa, por entender que a integração e o senso de pertencimento não devem se encerrar no simples ato da contratação um profissional com necessidades especiais, mas sim, cultivado diariamente, a Ferracini 24H estimula e aplica à compreensão do potencial humano e da diversidade, tendo também, como missão empresarial, dar continuidade a esse movimento de inserção, compromisso, desenvolvimento e transformação social, que abre portas e prospera oportunidades para todos!