Home > Notícias
05/02/2019

Na Couromoda 2019, representantes debateram o futuro da profissão

A noite de 16 de janeiro, penúltimo dia da Couromoda 2019, foi reservada para a discussão de um assunto extremamente importante para o setor calçadista nacional. A Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Confecções, Bolsas e Acessórios (Abrecal) realizou o debate "O Futuro da Representação Comercial", que teve mediação e coordenação de Airton Manoel Dias, Diretor do Fórum Couromoda.

Paulinho Schemes, presidente da Abrecal e representante da Bottero em Santa Catarina; Paulo Cotienschi, tesoureiro da Abrecal e representante da Bradock e da Di Cristalli no Rio Grande do Sul; e José Batista Marschall, Diretor de Marketing da Abrecal e representante da Firezzi para a América Latina, compuseram a mesa debatedora e deram sua opinião sobre o tema.

No cenário atual, alguns fenômenos afetam diretamente a atuação do representante comercial. A vida útil dos produtos cada vez mais curta, a criação de canais diretos entre fábricas e lojas e a redução de estoques são alguns destes elementos que obrigam os profissionais de venda a se adaptar e buscar novas alternativas. "Diante deste quadro, estamos assistindo a 'desintermediação' entre fábricas e lojas ou estamos assistindo a maior necessidade de interdependência entre todos os elos?", provocou Airton Santos.

Segundo Schemes, o representante precisa, cada vez mais, auxiliar efetivamente o cliente varejista na gestão das lojas, ofertando-lhe um mix assertivo de produtos e dando-lhe orientações em assuntos como moda e tendências.

Cotienschi complementou lembrando que o representante tem que trabalhar para que a loja tenha lucro. Com isso, completa, a parceria se torna produtiva e perene. "E a tecnologia chega para nos auxiliar, desde que bem-utilizada", ponderou.

Já Marschall destacou os diferenciais na atuação internacional. "Nas regiões onde trabalho, as operações se dão basicamente com os distribuidores locais e as grandes redes. Por isso, o planejamento é ainda mais importante, pois as visitas e reposições são mais espaçadas", completou.

O Diretor do Fórum Couromoda, Airton Manoel Dias, foi taxativo nas suas considerações finais ao afirmar que a profissão do representante comercial não só seguirá existindo como se tornará ainda mais relevante no futuro próximo.

Após a palestra, houve um momento de congraçamento e networking.