Home > Notícias
22/03/2019

Setor com maior risco de oligopólio? Calçado!

Em um mundo cada vez mais globalizado, as operações de fusões e aquisições estão crescendo de forma constante. O valor médio anual total do negócio de 2014 para hoje permaneceu acima de 2 bilhões de dólares. A necessidade de otimizar economias de escala, integrar processos de produção, além da necessidade de alavancar a inovação, cria grupos cada vez mais fortes.

Tudo isso se traduz, como revelado por um estudo do Capital Group, em setores de patrimônio onde a dominância das realidades oligopolísticas é a regra e não se diz que isso é sempre bom para os investidores. O jornal "Il Sole 24ore" destaca que vários setores que compõem o índice de ações Msci All Country World são agora representados por um número muito pequeno de empresas.

Os maiores níveis de concentração são encontrados em calçados, prestadores de serviços de saúde e entretenimento, nos quais as cinco maiores empresas geram 90% ou mais do faturamento total do setor. O caso mais marcante é o do calçado, em que as seis primeiras empresas representam 99% do faturamento do setor acionário, sob o domínio da Nike (64%), seguido a uma distância segura pela Pou Chen Corporation (16%).

Leia também:
Bernard Arnault, da Louis Vuitton, é o sexto mais rico do mundo e o primeiro da moda: fortuna de US$ 76 bilhões
Expo Riva & Garda Bags: única localização a partir da edição de junho deste ano
Morgan Stanley estima desaceleração no consumo interno da China
Botas sem salto, as 'confy boots', são tendência confirmadíssima na Europa