Home > Notícias
29/08/2018

Trajetória de sucesso no Brasil e no exterior

Na época em que a Couromoda começou, há 45 anos, Richard Nixon era presidente dos Estados Unidos e o Brasil era governado pelos militares. Eu estava terminando a faculdade de Direito e a única coisa que sabia sobre os sapatos era que os “pennyloafers” podiam ser usados com tudo - de calças jeans a ternos sociais!

Em 1980, tornei-me diretor do “Volume Footwear Retailers of America (VFRA)”, o antecessor do atual “Footwear Distributors and Retailers of America (FDRA)”, e tive como uma das minhas primeiras tarefas encontrar uma saída para a enorme carga tarifária extra que o governo dos EUA aplicou a todas as importações americanas de calçados do Brasil, com um pagamento de imposto muito maior que o cobrado na importação e acrescido de juros.

Nessa época, eu trabalhava com exportadores de calçados do Vale do Sinos, Franca e Rio de Janeiro e encontramos uma solução viável para manter o comércio vivo mesmo com os altos impostos da importação.

Depois de uns 14 anos trabalhando juntos em Brasília, Washington e Genebra, todos os impostos adicionais foram eliminados. Com esta cooperação funcionando a mil, minha primeira experiência com a Couromoda aconteceu em meados da década de 1980, quando a feira me colocou em contato, pela primeira vez, com todo o setor calçadista brasileiro.

Nessa época, o setor calçadista brasileiro interno era um espelho de um país em desenvolvimento que sabia como fazer calçados de qualidade mundial, mas tinha um público comprador que estava mais interessado em itens de menor valor.

Evolução constante
Nas décadas que se seguiram, visitei a Couromoda quase todos os anos e pude ver o Brasil se tornando, cada vez mais, um país desenvolvido, apesar dos altos e baixos econômicos. Ao mesmo tempo, um novo setor calçadista local surgiu no cenário.

Ao atender a sua base de clientes locais, o setor calçadista brasileiro fez avanços notáveis no desenvolvimento de produtos, na sua resposta positiva à moda e, o mais importante, na promoção de grandes marcas calçadistas.

Ao criar uma das plataformas de comércio internacional mais profissional do setor calçadista brasileiro, a Couromoda desempenhou um papel vital no surgimento do negócio calçadista de nível mundial que temos hoje no Brasil.

Parabéns para o Francisco e para a Waleska Santos e a todos na Couromoda por 45 anos de serviço e excelência ao setor de calçados!

Peter T. Mangione
Presidente por mais de 20 anos da Associação dos Distribuidores e Varejistas de Calçados dos Estados Unidos
e um dos maiores conhecedores do mercado mundial