Home > Notícias
25/09/2018

Uma grande amizade ao longo de mais de quatro décadas

O ano era 1975 quando, no Rio de Janeiro, nascia a Couromoda, com apenas 60 expositores em um evento que iria se tornar um dos protagonistas absolutos no mundo dos calçados. Na época, a ideia que eu tinha do Brasil era de um “sonho” não realizável e não realizado: para mim, era a terra da música, do sol, do Pelé, das mulheres bonitas, do churrasco... Mas nunca me veio à cabeça que aqui também se fabricavam sapatos.

Foi então que conheci Francisco Santos, que levava à Europa sapatos brasileiros com a bandeira de seu projeto “Shoes from Brazil” e que, durante muitos anos, organizou esse trabalho no mercado externo, tendo uma sócia excepcional: sua esposa Waleska Santos.

Nesse meio tempo, a feira Couromoda mudou para São Paulo e eu comecei a frequentá-la em meados da década de 1980. Desde então, nunca perdi o evento de janeiro. Graças à Couromoda, pude conhecer quase todos os protagonistas do “made in Brazil”.

Um nome, dentre todos eles: Nestor de Paula, fundador da Azaleia, uma pessoa extraordinária e carismática como poucas. E como não se lembrar da colaboração de grandes empresas como Grendene, Alpargatas, Beira Rio, Piccadilly e Jorge Bischoff, entre outras. Também sem esquecer um amigo como Heitor Klein, atual presidente executivo da Abicalçados. Tudo isso graças a um evento que vi crescer e se internacionalizar cada vez mais até se tornar referência em termos de feiras do setor em nível mundial.

Agora a Couromoda já completa 45 anos: seu aniversário é também um marco importante, não só para a família Santos: Waleska, Francisco, Jeferson, Thomas e toda a sua equipe, mas principalmente para o calçado “made in Brazil”, que sempre foi o protagonista de todo o trabalho, ao longo destas mais de quatro décadas, realizado pela Couromoda.

A todos, um forte abraço!

Lorenzo Raggi
Diretor e Editor da FotoShoe Magazine, princípal mídia setorial na Europa | Milão/Itália