Home > Notícias
17/12/2018

Uma nova oportunidade para o Brasil e para o setor

Existe um consenso no setor calçadista: o ano só começa na Couromoda. E em 2019 não será diferente. Na verdade, será um pouco diferente sim. Como sempre, o evento abre os negócios do ano e responde por cerca de 30% do PIB do segmento, proporcionando grande parcela das vendas no mercado interno e também boa parte das exportações da temporada. Porém, nesta edição, viveremos um momento poucas vezes visto: uma nova oportunidade para o Brasil e para o setor.

O Brasil reprovou um modelo econômico e político, sem abrir mão de eventuais avanços e conquistas sociais, e agora se mostra pronto para uma nova etapa, na qual se imagina um cenário mais favorável ao mercado e à geração de riquezas e empregos, livre do mau uso dos recursos públicos como sendo uma prática quase institucionalizada.

Certamente este contexto favorece a efetivação das tão esperadas reformas (política, tributária, trabalhista e previdenciária) e projeta uma nova era para o país e para o setor calçadista, reconhecido nacionalmente por sua capilaridade, pelo uso massivo de mão de obra e pelo papel de importante gerador de divisas internacionais, sempre necessárias à balança comercial brasileira.

Assertividade nos investimentos
Diante deste quadro, faz-se cada vez mais necessário escolher e direcionar com muito critério os investimentos que potencializarão a performance das empresas. E apostar em eventos consagrados como a Couromoda – a mais importante plataforma de negócios do setor –, por exemplo, é o caminho mais assertivo para alavancar as vendas e garantir o desenvolvimento econômico setorial.

Da nossa parte, seguimos investindo e apostando para fazer da Couromoda um evento completo, que gera vendas e conhecimento. Se todos caminharmos juntos e unidos no mesmo objetivo – o de transformar o Brasil na nação com a qual sempre sonhamos –, as perspectivas para 2020 serão ainda melhores.

Boa feira e um bom novo Brasil para todos nós!

Jeferson Santos
Diretor Geral | COUROMODA - Feira Internacional de Calçados, Artefatos e Acessórios de Moda