Home > Notícias
31/01/2019

Vietnã: declínio pontual nas exportações, mas com um futuro brilhante

De julho a setembro de 2018 (dados disponíveis mais recentes), as exportações vietnamitas de roupas e calçados de couro caíram porque os fabricantes estão se mudando das cidades para as áreas central e norte do país, onde há melhores condições do que as da capital e de seus arredores.

É o que afirma a publicação on-line da SGGPnews, que mostra que as exportações de calçados caíram 1% em setembro, 2% em agosto e 3,4% em julho. NguyenBinhAn, secretário-geral da Cotton Vietnã e SpinningAssociation, afirmou que “a indústria do couro precisa de muitos trabalhadores, enquanto na capital Ho Chi Minh a mão de obra qualificada é escassa, os custos de estabelecer um edifício industrial são muito altos em comparação com outras áreas do país e as áreas que ainda estão construindo são difíceis de encontrar”.

Assim, as empresas estão se mudando para as áreas central e norte, onde encontram maior disponibilidade de terra e de trabalhadores, a custos significativamente mais baixos. Na frente internacional, por outro lado, as empresas vietnamitas esperam “um futuro promissor graças aos Estados Unidos, com os quais o acordo de livre comércio está em vigor”.

Parceria estratégica com os EUA
Além disso, os produtos fabricados no Vietnã devem avançar no mercado norte-americano, beneficiando-se da guerra tarifária entre Estados Unidos e China. Mais a longo prazo, a cidade de Ho Chi Minh está buscando um plano para o desenvolvimento da indústria têxtil e de couro até 2020, com perspectivas até 2030.

Ele prevê o estabelecimento de um centro de design para a moda e a formação de uma rede formada por empresas das províncias vizinhas para facilitar o uso da terra e da mão-de-obra barata para aumentar o valor do setor. Além disso, o apoio do governo será necessário para o acesso ao crédito para pequenas empresas e para a redução do comércio ilegal.

Leia também:
Nike apresenta revolucionário tênis autoajustável
Pitti Uomo: um evento de moda masculina em plena forma e perfil internacional
Moda infanto-juvenil e forte presença de estrangeiros na feira italiana Pitti Bimbo
Grupo de moda FNG compra a empresa holandesa Henkelman