Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Polo de Birigui amplia produção além do segmento infantil

Os calçados infantis já não reinam sozinhos em Birigui/SP. A produção de modelos destinados ao público feminino aumentou em 46% em 2012, em relação a 2011, conforme o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário (Sinbi). O volume médio fabricado diariamente passou de 29.070 para 42.560 pares e, em porcentual, a participação pulou de 11% para 17,4%. 

Em 2013, segundo projeção da entidade, as linhas femininas correspondem a mais de 20% da produção e podem ultrapassar a marca dos 50.000 pares/dia. O aumento é consequência da diversificação que indústrias vêm realizando tendo em vista atrair a atenção das consumidoras. “A atual conjuntura econômica exige diversificação por parte das marcas, principalmente a fim de atenderem às expectativas da classe C, que aumentou o poder de compra e procura por novidades”, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), Nelson Giardino. 

Com consumidores mais exigentes, fabricantes locais buscam novos nichos para atuar. Além disso, segundo Giardino, em 2012, novas empresas voltadas ao segmento de moda feminina começaram a operar na cidade. A união do segmento feminino com o já consolidado infantil ajuda o município a ser conhecido como um polo calçadista de grande porte, agora diversificado, não mais essencialmente infantil. 

Outro fato que contribui para a expansão da produção feminina é a presença crescente de atacadistas e compradores na cidade. A Avenida Nelson Calixto tornou-se referência no turismo de compras. Luiz Fernando Garcia, gerente de uma loja de calçados femininos, explica que, aos finais de semana, o fluxo de consumidores é maior com aumento das vendas em até 20%. “Durante a semana, recebemos atacadistas que compram um montante considerável para revender. Já aos finais de semana, são consumidores da região e de Birigui que vêm conferir as novidades e ofertas”, revela. A maioria das lojas é de fábrica e os valores são menores, o que faz crescer a procura por parte de revendedores e consumidores.

NÚMEROS DE 2012
Produção total:        58,108 milhões de pares
Produção diária:        244.250 pares
Femininos:            42.560 pares
Participação:            17,4%
Empregos diretos:        21,986 mil trabalhadores
Número de empresas:    350

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES