Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Projeto estimula jovens a trabalhar na indústria

Despertar em jovens de 16 a 24 anos o interesse por trabalhar na indústria – inclusive de máquinas para couro e calçados do Vale do Sinos – é o objetivo do Projeto Indústria Jovem – Inovar é Crescer, que o Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e região (SinmaqSinos) apresentou oficialmente no último dia 12 à imprensa.

A iniciativa é baseada em demanda das empresas da região, preocupadas com a falta de renovação de sua mão de obra, o que pode causar dificuldades futuras ao setor. Nos últimos anos, conforme constatação da área de recursos humanos dos associados do SinmaqSinos, os jovens vêm optando pelo trabalho em outros segmentos, por considerarem a indústria um segmento poluidor e pouco atrativo.

Para reverter o quadro, o Grupo de RH da entidade desenvolveu o projeto e encarregou um grupo de estudantes da Universidade Feevale de desenvolver a campanha de lançamento e definir ações para atrair o público alvo do Vale do Sinos. “A queda do interesse dos jovens pela atividade industrial, junto com outros fatores, ocasiona perda de competitividade às empresas e precisa ser revertida”, afirma o presidente Davilson Nogueira.

Em andamento
O projeto já está em desenvolvimento. Há duas semanas, uma palestra mostrou a 120 alunos do Colégio Pio XII, de Novo Hamburgo, o novo perfil da indústria na região, que deixou para trás a condição de poluidora e, hoje, com forte base tecnológica, é uma excelente oportunidade para construção de uma carreira profissional sólida. “As empresas estão abertas a ideias e conceitos novos, típicos dos jovens”, enfatizou a coordenadora de projetos do SinmaqSinos, Rosângela Arruda. O projeto usa vídeos com depoimentos de empresários e utiliza linguagem e recursos comuns ao público jovem, como uma fanpage no Facebook e um concurso cultural que vai premiar os autores dos dez melhores cards relacionados à divulgação.

As empresas também têm participação ativa no projeto. Cabe a elas criar um ambiente favorável que desperte o interesse dos jovens e lhes dê condições de mostrarem suas habilidades quando contratados. Em 2015, oito escolas do Vale do Sinos receberão palestras do projeto, entre os meses de março e outubro. Além disso, quatro novos concursos serão realizados, para apresentação de cards com sugestões de comunicação com o público alvo.
“O jovem precisa ser acolhido no ambiente de trabalho e, com seu talento, ampliar a competitividade da indústria. Sem uma indústria forte, não há economia forte”, finaliza Davilson Nogueira, do SinmaqSinos.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES