Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Senac apresenta sua pesquisa de tendências para moda inverno 2014

O Senac Moda Informação apresentou para varejistas, estilistas, designers, compradores e profissionais de marketing o que será referência na moda no inverno 2014. As peças que estarão em alta, cores e texturas que farão sucesso fizeram parte do bate papo realizado no final de agosto, no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Luciana Parisi, Raquel Seber Muller, Beth Salles, Denise Morais, Maurício Lobo, Alessandra Goya e Roberta Paes mostraram ao público as tendências conferidas internacionalmente nos principais desfiles pelo mundo. Entre os temas mais importantes para a fria estação de 2014, os consultores citaram a estampa floral, o xadrez, a renda e o bordado. Na cartela de cores, estarão presentes o preto, vermelho, branco, azul cobalto, cinza e tons de nude. Trata-se de uma cartela de cores mais compacta, como uma consciência do varejo para enfrentar os momentos atuais. Outra marca da estação é a mistura de materiais na mesma peça.

Os acessórios continuam com grande destaque nas coleções do Inverno 2014. Complementam ou definem um look. A primeira preocupação é deixar bem claro para quem a marca cria: qual o público-alvo e suas expectativas.

Após pesquisa realizada pela equipe do Senac Moda Informação, foram definidas quatro macrotendências:

Filme Noir

A atmosfera e dualidade dos filmes policiais dos anos 40 são as principais inspirações deste tema.

Cores: Gama de cinzas. Cores sombrias, como os taupes, olivas, azuis frios e o preto. Vermelhos profundos, vinhos e berries, ou vermelhos intensos que se unem a violáceos e canards.

Acessórios: Dos anos 1940, acessórios mais rígidos e pesados, com influência masculina e militar. Abotinados, mocassim, ankle boots, peep toes e sandálias mais fechadas, com abertura atrás. Solado meia pata ou normal. Saltos anabela; taco alto, médio e baixo. Encapados com o couro do cabedal. Bico redondo ou quadrado. Cabedal em uma só cor ou bicolor. Detalhes como fivelas laterais, laços no cabedal, amarrações com cadarço ou recortes.

Bolsas e carteiras estruturadas, com tampa e fecho de metal decorativo ou funcional. Alças com o mesmo material do corpo da bolsa. Curtas de mão, com porta-alça em couro ou em metal. Armações de metal aparente banhadas a ouro ou encapadas com o couro da bolsa. Para a noite, bolsas menores, em tecidos bordados, com pingentes de linha, pedras ou correntes (barbicachos).

Dos anos 1950, sapatilhas, mocassim, scarpin, chanel, Mary Jane, salomé (um resgate dos anos 1920), ankle boots, galochas. Saltos flat; alto e fino; esculturais. Bico fino.

Bolsas também estruturadas com alça de mão. O grande destaque é para a bolsa Valisé, que aparece com o corpo mais maleável em diferentes tamanhos.

Tempos Modernos

O mundo gira e nada será como antes. Referências do passado juntam-se às tendências do futuro para propor a moda dos dias atuais.

Cores: sólida base de preto, cinzas e branco em contraste com cores luminosas e energéticas. Blocos de cor, listras, detalhes em cor contrastante e total look formam o cenário ideal para verdes, azuis, laranjas, amarelos e violetas exibirem sua força.

Acessórios: Modelos clássicos são revisados, misturando materiais e texturas. O resultado é muito atual. Do minimalismo, herdamos a estética clean e as modelagens geométricas totalmente limpas ou com pouquíssimos detalhes.

Modelos clássicos, como scarpin e salomé, aparecem totalmente repaginados, com tiras no peito do pé em materiais esportivos. Bico fino e solado tratorado. Zíperes usados no cabedal. Botas com cabedal minimalista, em couro totalmente liso e com solado tratorado de várias alturas em material de borracha preta, branca ou com várias listras. Ankle boots, botas de cano médio e extremamente longas em couro com elastano. Botas e mocassins feitos em neoprene. Mocassins com camurça em várias cores e solado anabela. Bonecas, scarpins, ankle boots e botas tipo galocha em verniz molhado, em cores fortes, bem característico dos anos 1960. Sapatos com recortes, saltos e detalhes lembrando obras de arte. Sandálias com tornozeleira larga, uma só tira formando o cabedal.

Bolsas de mão tipo carteira em couro liso, sem nenhum detalhe, e alça opcional bem fina. Carteiras em dois materiais ou duas cores, com detalhes de matelassê. Bolsas de mão estruturadas com três foils. Maxicarteiras maleáveis ou em formatos retangulares, numa modelagem simplificada, com fechamento tipo envelope. Bolsas em formato geométrico com alças formadas por argolas de arame redondo liso ou com esferas. Pastas executivas em couro, ou misturando couro com tecido, e fecho encapado, com alça de mão e a tiracolo.

Galeria do Rock

Este tema concentra uma grande parte do que o rock já produziu em termos de comportamento e cultura: irreverência, transgressão, agressividade, mas também sensualidade, energia e glamour.

Cores: O preto reina absoluto. As cores metálicas conferem o toque glam aos looks de inspiração rock e o vermelho faz sua aparição em versão punk, enquanto os cinzas dão uma nota melancolicamente grunge.

Acessórios: Bolsas grandes molengas só em tecido ou com detalhes em couro batido ou detonado. Modelos oversized. Botas com couro detonado e cadarços coloridos. Brogues. Mistura de materiais.  O principal material para os acessórios é o couro. A cor predominante é o preto, seguido pelo azul escuro e o borgonha. Metais prateados, spikes, tachas, correntes e pirâmides misturados a pedras e até pérolas.

Os calçados são sempre com muitos detalhes e aplicação de metais. O couro é liso, batido, metalizado escurecido, matelassado sem volume. Mistura de lãs com couro e camurça. Os tênis aparecem com salto flat e salto alto plataforma, com o corpo com aplicação de metais ou gravado. Creepers plataforma com diferentes cabedais. Chelsea boots, flats, com cano baixo e elástico na lateral. Ankle boots de bico fino, salto fino metalizado e aplicação de ferragens no cabedal. Botas de cano médio com corpo em matelassê sem espessura, micrometais e excesso de spikes, salto fino metalizado. Ankle boots pesadas, com saltos robustos e solado tratorado. Botas plataformas com cano médio, vários cintos e fechamento com velcro. Coturnos com várias fivelas. Botas de cano alto ou extralongas. Sandálias com salto alto, cabedal de couro e pele.

Opulência Folk

A onda ornamental maximalista continua firme e forte em seus rompantes de brilhos, bordados intrincados, coloração de tons, contrastes acentuados e luxo exacerbado.

Cores: Aqui, cor é tudo! Influências barroca, boho, étnica, folk e cigana misturam-se no caleidoscópio de imagens coloridas.

Acessórios: Maximalista, este estilo busca referências no neobarroco, no Império Bizantino e na realeza. A inspiração religiosa e os mosaicos são referências para a textura dos couros. O ouro predomina, junto com a tonalidade do amarelo. Laminados e pele de cobra brilhante. Excesso de adornos.

Calçados em veludo ou materiais nobres com excesso de bordados, detalhes transparentes e salto taco bordado. Sapato boneca, com pulseira fina no peito do pé e fechamento por fivela encapada de tecido. Scarpin e chanel com cabedal em renda e todo rebordado em pedrarias ou recobertos por filigrana dourada. Muitas vezes, aplicam-se também pedras e outros metais em forma de flores, crucifixos.

As bolsas são pequenas, com a mesma riqueza dos calçados, e trazem alças curtas e barbicachos. Clutches muito trabalhadas, com filigranas e niqueleiras em tecidos sofisticados.

 No folk, o excesso também predomina. Botas de camurça de cano longo com bordados em várias cores. Animal print, zebra, onça e leopardo, enfeitados com franjas e muitos ilhoses. Os modelos das bolsas e dos calçados são simples, mas com detalhes exagerados. Franjas em couro liso, com vários ilhoses aplicados, e o corpo da peça em animal print.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES