Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Somos um segmento econômico vivo, saudável e com vida longa assegurada

Francisco Santos, Presidente da Couromoda

"Com a Couromoda chegando e um ambiente que já se manifesta com uma energia altamente positiva nos corredores do Anhembi, estamos nos preparando para uma semana de intensas negociações e troca de ideias entre a indústria e o varejo nestes quatro dias aqui em São Paulo.

Depois de um ano atípico, onde a economia andou a passos mais lentos do que estávamos habituados, a nossa feira vai ser o termômetro para medir o humor dos milhares de lojistas e importadores que vem de todo o Brasil e de mais de 60 países para conhecer as coleções de calçados, artefatos e acessórios de moda que vão estar nas vitrines neste primeiro semestre.

O fato é que o consumo interno de calçados e bolsas no Brasil praticamente dobrou nos últimos dez anos, quando a economia teve bons índices de crescimento e mais consumidores tiveram acesso ao mercado, num movimento que parece ter se estabilizado. Daí termos fechado 2013 com um crescimento real na ponta do varejo da ordem de 2,8% (7,8% em valores, menos a inflação). Mesmo aquém das expectativas, é um número que mostra um desempenho razoável, se considerarmos o que está acontecendo na maioria dos mercados internacionais.

Mas isto nem de longe deve abater o animo dos empresários do nosso setor, pois a indústria já vinha se adaptando a este novo momento, enquadrando a sua produção de acordo com os movimentos do mercado. E mantendo-se competitiva e saudável para enfrentar estes novos tempos de um Brasil que vai crescer mais lentamente, mas que certamente ainda tem largos espaços para desenvolver-se, tendo o nosso enorme mercado interno como base de sustentação.

Mas o nosso grande desafio é voltar a crescer na exportação, único caminho para um aumento mais elástico das vendas, já que o nosso parque fabril trabalha  hoje a 80% da sua capacidade de produção. E esta é uma boa expectativa aqui na Couromoda, pois deveremos receber uma boa visitação de compradores estrangeiros, atraídos pela qualidade e valor agregado que temos nos nossos produtos e também pelo câmbio que nos é favorável neste momento.

Por tudo isto é que vamos abrir a 41ª Couromoda nesta segunda-feira (13) com uma expectativa altamente positiva e a certeza de que o nosso setor vai dar uma sólida demonstração aos lojistas e importadores das qualidades que fazem do Brasil o maior produtor mundial de calçados fora da Ásia. E que somos um segmento econômico vivo, saudável e com vida longa assegurada no contexto global."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES