Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

A percepção do Senac para o verão 2014

O Senac Moda Informação apresentou na última semana as tendências que estarão em alta na temporada verão 2014 com base nas vitrines e desfiles internacionais. O evento aconteceu no Teatro Bradesco – Shopping Bourbon, na capital paulista. 

No formato mesa-redonda, as palestrantes Luciana Parisi, proprietária da Persona Consultoria de Moda, Lilian Tozatto, consultora de decodificação de tendências, Denise Morais, especialista no segmento jovem, e Beth Sales, consultora na área de acessórios, abordaram todos os aspectos da moda da estação, incluindo inspirações, peças-chave, materiais e cores. 

Consenso entre as profissionais é o fato de que além das temáticas Neo Geo, Revival 70, SportMania, Rio Califórnia, Afro Ásia América e Pop Party, algumas influências estarão em alta, independente do estilo, são elas: bicolor, principalmente p&b; minimalismo; 60s, listras e a valorização do jeans acompanhado da malharia. 


Confira as particularidades de cada tema:

Neo Geo

Inspiração: arquitetura moderna, silhuetas das grandes cidades, minimalismo e Mondrian. 

Peças-chave: tubinho com decote V, blusas com recortes e aplicações de couro, peças em linha A, saias lápis e evasê, presença do zíper em destaque e calças mais curtas. A modelagem afastada da silhueta é obtida por meio de tecidos estruturados. 

Estamparia: poás, quadrados, sobreposições de listras e padrões gráficos em p&b.

Materiais: malhas dupla-face, efeitos de superfície, fibras artificiais, chiffon, crepe de poliéster leve e pesado, cetim de viscose, seda, tafetá de seda pura, jacquard, shantung, sarja de algodão e moletinho de algodão.

Revival 70
Inspiração: estilo boho com certa influência do oeste americano, principalmente nos acessórios. 

Peças-chave: aqui impera a fluidez a leveza do movimento e certas sobreposições que contribuem para a materialização das tendências implícitas. Destaque para vestidos longos, túnicas e caftãs, calça boca de sino, blusas com laço frontal, decotes profundos, calça flair, calça pijama. 

Estamparia: florais campestres, folhagens, psicodélicas, assimetrias, abstratos. 

Materiais: seda, cetim, voil de algodão, renda guipuir que lembra crochê, crepe, cetim lavado, sarja leve, franjas, malha flamê com jérsei, jeans desgastado.

 

Sportmania

Inspiração: a união entre performance e tecnologia dialoga com os anos 1990. Recortes inusitados garantem ainda mais destaque ao look. 

Peças-chave: calças de sarja coloridas, calças mais curtas para valorizar os calçados, calças com faixas laterais, calças training, coletes com tela esportiva na parte de trás, alfaiataria com interpretação esportiva, maxitshirts, inspiração college (letras e números). 

Materiais: nylon, malhas, elastano, cetim pesado, crepe, crepe de viscose, liocel, malha furadinha, piquê em listras, suedine, trilobal, cetim, organza,

Rio-califórnia 

Inspiração: como não poderia deixar de ser o Rio de Janeiro e a Califórnia estão aparecem em evidências por meio da tropicalidade, do surf e da praia. Há certa influência dos anos 1950 auge do Rio de Janeiro. 

Peças-chave: calças retas, saia godê, vestidos curtos e ajustados ao corpo, casacos mais leves, blazer estampado, decote V, laços, transparências, peplun (babados marcando a cintura) e camisa pijama (mais quadrada e mais curta do que a tradicional). 

Estamparia: tie dye, paisagens de praia, listras náuticas, florais, azulejos e folhagens.

Materiais: chiffon, voal de viscose, crepe leve de poliéster, seda, cetim de algodão, linho, gaze de algodão, sarja estampada e desbotada, laise, bordado inglês, renda guipure, tule bordado, malharia e organza com tricoline.

 

Afro Ásia América

Inspiração: aliança entre elementos tribais africanos, americanos e o universo oriental. 

Peças-chave: blusas quimono (amarração na cintura), calças mais distantes do corpo e curtas (nos joelhos), saia lápis, vestidos com torções e pregas, vestidos longos e casaqueto inspirado no quimono – o novo blazer. 

Estamparia: padrões étnicos, miniestampas de animais selvagens, como elefantes, por exemplo, tapetes orientais, listras com flores, animal prints (onça e zebra). 

Materiais: voal de algodão, franja, voal de viscose, chiffon, cetim de seda, cetim, tafetá, denim estampado, efeito de corrosão, piquê, sarja, gorgorão de algodão e jacquard.

Pop Party

Inspiração: rock star, fetiches e androgenia.

Estamparia: estrelinhas, gibis, xadrez grunge, tie dye, floral, animal print e grafismo. 

Peças-chave: ombros marcados, smoking, vestidos curtos e ajustados, missaia, moletinhos, blusas mais amplas com punho no quadril, camisão com ombreiras, camisetas mais amplas, calças bag e bermudas amplas. 

Materiais: gaze de viscose, sarja, aplicações de canutilho e miçangas, efeitos resinados e emborrachados, jacquard, efeitos de matelassê, tweed, lurex, malha de algodão, fio flamê, estampa localizada de puff e malha de tricô.

 

Paleta de Cores (em ordem de importância): 
• P&B
• Coral e pink 
• Verde piscina e amarelo
• Verde esmeralda e azul anil
• Azul índigo
• Quanto aos neutros, a dica é investir nos beges quase brancos.
• Vale a pena apostar em looks que combinem cores da mesma gama, como por exemplo, produção em tons de coral.
• No SportMania, destaque para tons pastel luminosos, em especial o lima (marca-texto), principalmente nos detalhes, como faixas laterais, por exemplo. A composição preto, branco e lima estará em alta.
• Em Afro Ásia América, os tons militares complementam a temática, o oliva surge mais lavado, acompanhado de caqui, e de tons que remetem ao tingimento natural, como vermelho, roxo, verde, azul lavado, açafrão e páprica.
• O prata tem papel fundamental em Pop Party, principalmente com a incidência de luz na versão furta-cor. O look prata + preto + branco também é destaque.
• Em Neo Geo, vale ressaltar o neon na versão mais pastel e o vermelho como ponto de luz.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES