Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Ablac comemora dez anos e empossa novo presidente em noite de muitas homenagens

Com uma grande festa que reuniu profissionais do varejo, da indústria, imprensa e convidados internacionais, o jantar que comemorou 10 anos de Ablac e a posse do novo presidente, foi marcado também por uma série de homenagens.

Mais de 400 convidados lotaram a sala Jequitibá,no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, e a som do grupo vocal Cantando na Chuva, aproveitaram a noite de confraternização e festa.

Na abertura, o então presidente Carlos Ajita destacou o esforço de um grupo de lojistas para criar a entidade – formalizada durante a Couromoda de 2003 – e algumas das conquistas da primeira década de atividades.

Entre elas a estruturação da entidade, a atuação em defesa do varejo de calçados e a elevação do mark-up do setor em cerca de 20% no período. "Quando a entidade foi criada, as lojas praticavam um mark-up médio de 90%. Hoje, ele é de 110%, o que significa um ganho anual de R$ 6 bilhões", disse Ajita, referindo-se à comercialização, em 2012, de 760 milhões de pares a um preço médio de R$ 35,00 por par.

Carlos Ajita também agradeceu o apoio da Couromoda e da Francal Feiras, através de seus presidentes, Francisco Santos e Abdala Jamil Abdala, à entidade, o que possibilitou a divulgação da Ablac em todo o país. "Agradeço também à imprensa, aos colaboradores e à minha família, representada por minha esposa, Emília, pelo apoio e compreensão no biênio 2011-2012", acrescentou.

Homenagens ao setor 
Na sequência, a Ablac entregou troféus aos diretores das empresas parceiras institucionais, que tiveram papel de destaque ao longo da primeira década de atividades. 

• Couromoda – Jorge Alves de Souza
• West Coast – Paulo Schefer
• Alpargatas – Márcio Utsch
• Grendene – Cláudio Chies
• Patrus – Marcelo Patrus
• Kidy – Sérgio Gracia
• Calçados Itapuã – Marconi Matias dos Santos
• Vulcabrás Azaleia – Paulo Gaspar 

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), entidade coirmã, também foi homenageada pela atuação em conjunto com a Ablac. O presidente Milton Cardoso, os diretores-executivos, Heitor Klein e Rogério Dreyer, e o ex-presidente Élcio Jacometti, subiram ao palco para receber a homenagem. 
Outra entidade destacada foi a Associação Italiana da Indústria de Calçados (ANCI), através do diretor, Fabio Aromatici.

O consultor Airton Manoel Dias também foi homenageado por sua atuação antes da criação da Ablac e após, como diretor-executivo, até 2006, período em que diversas ações importantes foram desenvolvidas, principalmente a criação da palmilha de mark-up, que serve de base à definição dos preços de venda de lojas em todo o Brasil.

Homenagens Couromoda e Francal 
O presidente da Couromoda, Francisco Santos, também fez uma homenagem aos 10 anos da entidade, entregando uma placa comemorativa ao então presidente Carlos Ajita. Outro homenageado da noite feita pela Couromoda foi Fábio Aromatici por seu trabalho à frente da feira italiana Micann, a maior e mais importante feira de calçados do mundo. 

A Francal também aproveitou a noite e homenageou os dois aniversariantes: Ablac 10 anos e Couromoda 40 anos. Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, ressaltou o trabalho realizado pela entidade e Couromoda em prol do crescimento do setor.

Palavras do novo presidente 
O ponto alto da noite foi o pronunciamento do novo presidente da Ablac, Antoniel Marrachine Lordelo, diretor da Azul Calçados, de Itu/SP. Vice-presidente na gestão anterior, Lordelo destacou a presença de ex-presidentes Toninho Espolador e Marconi Matias dos Santos, além dos grandes incentivadores da Ablac, Francisco Santos e Abdala Jamil Abdala, associados, parceiros e dirigentes de entidades de classe.

Antoniel falou do convite para presidir a entidade, que o deixou honrado e, ao mesmo tempo, preocupado. "Passada apreensão, a esperança venceu o medo e a perseverança será o norte do meu trabalho", enfatizou.
Conforme Antoniel, nos dez anos da Ablac, nunca houve um momento melhor, pois hoje a entidade é uma instituição que obtém resultados, que beneficiam diretamente o varejo de calçados e a cadeia produtiva.

Em sua gestão, Antoniel pretende trabalhar em torno de objetivos como a elevação do consumo per capita de 3,3 para 4,0 pares ao ano, principalmente no segmento feminino de moda, que deve ser mais amplamente explorado por designers e fabricantes. Outra meta do novo presidente da Ablac é a preparação para os eventos esportivos – Copa do Mundo e Olimpíadas – que o Brasil vai sediar nos próximos anos. "Tudo isso nos honra muito, mas também abre as portas do nosso mercado para os grandes player do varejo mundial de calçados. Por este motivo, precisamos de uma Ablac fortalecida, respeitada e com penetração em todos os segmentos", enfatizou.

Para isso, a entidade vai buscar uma maior capilaridade no cadastro de lojas e criar novas formas de ampliar os negócios do varejo calçadista nacional, que possui 60 mil pontos de vendas, emprega 900 mil trabalhadores e vende para 190 milhões de pessoas.
Segundo o novo presidente, o varejo brasileiro está inserido numa economia global, mas a prioridade de fornecimento será sempre da indústria calçadista nacional. "Nos interessam produtos de todos os cantos do planeta, desde que mantenham nosso parque fabril fortalecido e isso não traga desemprego aos nossos trabalhadores", finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES