Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Micam Shanghai abre boas perspectivas para calçados no mercado chinês

Balanço positivo para a primeira edição da MICAM Shanghai, realizada entre 9 e 11 de abril, no Shanghai Exhibition Centre, com participação de 250 expositores e 5.880 visitantes profissionais. Além de compradores chineses, o evento recebeu visitantes da Espanha, Portugal, Turquia e outros países. O Brasil esteve representado por um grupo de 10 empresas expositoras, coordenadas pela Abicalçados e APEX Brasil.

A feira de Shanghai foi a primeira exposição internacional de calçados direcionada para o mercado de alto consumo da China. Realizada no âmbito da Shanghai Fashion Week, atraiu as atenções da mídia e de compradores de produtos de moda. Iniciativa da Micam ShoEvent (feira de Milão, que assume um caráter mais global, estendendo sua atuação para além da Itália) e da ANCI – Associação Italiana de Indústrias de Calçados, a mostra teve co-realização da Fiera Milano e da Hannover Milano Fairs Shanghai (HMFS) e colaboração da COUROMODA, cujo presidente, Francisco Santos, foi um dos curadores responsáveis por selecionar as marcas de alto valor agregado (condição indiscutível de participação) que se apresentaram no evento.

Levar uma feira do "padrão Micam" para a China significa também levar inovação e, sobretudo, especialização e moda. Se até algum tempo atrás os chineses eram atraídos pela fama das grandes marcas, o evento realizado pela Micam Shanghai introduz um novo conceito de moda. 
Para Cleto Sagripanti, presidente da ANCI, "já se pode afirmar que a Micam Shanghai acertou o alvo. Estamos satisfeitos com o alto número de contatos realizados pelos expositores, compradores, investidores e imprensa especializada. Nossa política de trabalho garantiu que apenas compradores qualificados tivessem acesso aos expositores, incluindo um significativo número de compradores internacionais. Mas queremos mais: nosso objetivo em longo prazo é promover novas oportunidades de negócios para nossos expositores e, graças à oferta de produtos de alta qualidade, passar a atuar como ponto de referência para os compradores chineses do setor".

Brasil fez bons contatos e negócios
Investindo em imagem, o Brasil atraiu a atenção dos compradores na Micam Shanghai. Durante os três dias da feira, dez marcas brasileiras (Albanese, Amazonas, Anatomic Gel, Bibi, Cristófoli, Dumond, Huberto S. Müller, Radamés/Kontatto, Sapatoterapia e Stéphanie Classic) representaram a indústria verde-amarela em um país que ainda pouco sabe sobre o Brasil. No total foram 220 contatos com compradores do Japão, Rússia, Cingapura, Coreia, Taiwan, Índia, Portugal, além de China. A expectativa é que a mostra gere negócios de US$ 1,3 milhão nos próximos 12 meses.

Cristiano Körbes, coordenador de Projetos da Abicalçados, destacou que a China é um país com potencial de consumo fortíssimo, devido à população de mais de 1 bilhão de pessoas e ao crescimento acelerado da economia. "Trata-se de um mercado novo e o processo de inserção das marcas brasileiras depende de um planejamento de médio a longo prazo. O retorno virá se as empresas entenderem as dificuldades que a distância e a cultura impõem, e fizerem o seu trabalho dia a dia, com perseverança. No futuro, este será um mercado fundamental para a manutenção de nosso setor exportador".

O trabalho da Abicalçados na China iniciou em 2010. "Estamos trilhando um caminho que alia exposição de marcas com ações de imagem e muito relacionamento, para ampliar nossa rede de contatos", diz Körbes. Ele destaca que a participação brasileira na Micam Shanghai trouxe muita qualidade nos contatos, "o que possibilitou às empresas darem alguns passos à frente. Ficamos surpresos com o fato de algumas empresas tirarem pedidos, o que não era previsto. Esta participação abre possibilidades, mas não encerra o nosso desafio na China".



• A segunda edição da The Micam Shanghai será realizada entre 11 e 13 de outubro, apresentando coleções primavera/verão 2014.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES